No dia 20 de maio, termina o prazo para candidaturas à edição de 2024 dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA).
Os EEPA, instaurados pela Comissão Europeia, reconhecem e premeiam as iniciativas de destaque que apoiam o empreendedorismo, com o objetivo de incentivar e inspirar potenciais empreendedores. A competição estende-se aos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como os países associados do pilar PME do Programa do Mercado Único.
A primeira fase nacional do concurso corresponde à fase nacional, onde o júri atribui distinções em seis categorias: Promoção Do Espírito De Empreendedorismo; Investimento nas Competências Empreendedoras; Apoio à Transição Digital; Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Internacionalização das Empresas; Apoio à Transição Sustentável; e Empreendedorismo Responsável e Inclusivo. Posteriormente, entre todos os projetos candidatos, serão selecionados os dois melhores que irão representar Portugal na grande final europeia dos EEPA, no final do ano.
Podem candidatar-se organizações públicas ou privadas, que apresentem algum projeto ou iniciativa que contribua par ao espírito empreendedor. As entidades privadas podem participar com projetos, ou outras iniciativas, em parceria com entidades públicas. Na categoria “Empreendedorismo Responsável e Inclusivo”, as PME são elegíveis sem necessidade de parceria público-privada.
Para informação sobre os EEPA, consulte o site do IAPMEI.