Encontra-se aberto até ao final de 2024 o período de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento – I&D Empresarial, tanto para operações individuais como em copromoção, em territórios de baixa densidade e outros territórios.
São elegíveis todas as atividades económicas com especial incidência em atividades relacionadas com a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis ou que contribuam para a sua cadeia de valor. São suscetíveis de apoio os projetos que compreendam atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas, ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes. Os projetos candidatos devem apresentar investimentos com um custo elegível mínimo de 150 mil euros e não deverão exceder uma duração de 24 meses, no caso dos projetos individuais, ou 36 meses no caso dos projetos em copromoção.
O apoio consiste numa comparticipação financeira sobre os custos unitários, cuja taxa base é de até 50% para a investigação industrial e até 25% para o desenvolvimento experimental. Estas taxas base poderão ser sujeitas a majorações, até ao limite de 80% dos custos unitários.
Está em curso a terceira fase de apresentação de candidaturas, que decorre até 30/08/2024. A quarta fase de candidaturas a 30/12/2024, podendo ser antecipada caso seja atingida a dotação orçamental.
Para mais informação, consulte o site do COMPETE2030.