Inserido no programa temático Inovação e Transição Digital, o Compete2030 dispõe de uma dotação orçamental de 3.904 milhões de euros, com o objetivo de apoiar projetos empresariais nas regiões do Norte, Centro e Alentejo do País. Desta forma, foram lançados 4 avisos no âmbito da Internacionalização de PME, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Inovação produtiva e Formação empresarial.
Os avisos são direcionados para diferentes áreas de apoio empresarial. O primeiro destina-se a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com atividades dirigidas às PME, e visa apoiar as operações em conjunto de internacionalização de pequenas e médias empresas, incentivando a participação em feiras e estratégias de marketing internacional. O segundo concentra-se na inovação produtiva de operações individuais de natureza inovadora, que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado valor acrescentado e nível de incorporação nacional. O terceiro apoia as operações que integram atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes. Por último, o quarto aviso destina-se a médias e grandes empresas, e apoia ações de formação, em regime presencial ou online, que contemplem intervenções em sala, práticas simuladas ou práticas em contexto de trabalho, que visem objetivos de inovação e competitividade, através da qualificação específica dos empresários, gestores e trabalhadores das empresas, para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, reforçando a sua produtividade.
Os períodos de candidatura para os diversos avisos têm durações específicas, que diferem entre si. No momento, as candidaturas estão abertas para todos os avisos, e em alguns casos, o período para submissão pode estender-se até 31 de dezembro de 2024.
Para mais informações consulte www.portugal2030.pt.