No passado dia 15 de novembro foi publicado o novo aviso para a medida “Vouchers para Startups –Novos produtos verdes e digitais”
Os “Vouchers para Startups - Novos Produtos Verdes e Digitais” são apoios financeiros para promover projetos empresariais recém-criados, que se destinem ao desenvolvimento de produtos e serviços com forte componente digital e verde. Estes vouchers têm como principal objetivo apoiar startups que tenham ou queiram desenvolver modelos de negócio que permitam reduzir os impactos da poluição, que fomentem a economia circular, que levem a novas soluções de produção energética e/ou se caracterizem pela utilização de dados abertos ou de inteligência artificial. Igualmente, estes vouchers podem ser aplicados em Recursos Humanos Altamente Qualificados, que contribuam para atividades de I&D ou na aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria.
São elegíveis a este apoio os projetos das startups e empresas que assumam a forma de PME, de qualquer natureza ou forma jurídica, que tenham sido criadas há menos de 10 anos, e tenham sede em Portugal.
Como despesas elegíveis destacam-se os custos com recursos humanos, as despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos, a aquisição de Serviços Externos Especializados (digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, etc), a aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, entre outros.
O montante de financiamento a conceder corresponde a um vale de 30.000€ por beneficiário, a fundo perdido.
A apresentação das candidaturas é realizada através de formulário eletrónico, que estará disponível a partir de 30 de novembro. O prazo para a apresentação de candidaturas mantém-se aberto até à receção de candidaturas que atinjam a dotação orçamental de 65.000.000€.
Para saber mais consulte www.iapmei.pt.