No âmbito do FIT 2.0 – Fostering Innovation Tourism 2023 – programa do Turismo de Portugal em parceria com uma rede de incubadoras, com vista à promoção do empreendedorismo e da inovação no setor do turismo, o desenvolvimento de estratégias de rejuvenescimento do tecido empresarial e o desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio no turismo –, encontram-se em aberto vários concursos para programas de aceleração e inovação.
Ao todo, o FIT 2.0 2023 apoia 13 concursos, nomeadamente, um Concurso Nacional de Ideação e Programa de Pré-Aceleração, 8 programas de aceleração e 4 programas de inovação aberta.
O programa de Ideação e o Programa de Pré-Aceleração, desenvolvido por um consórcio de três aceleradoras, abrange todo o território nacional e será realizado em 2 fases: na primeira fase, serão selecionadas as melhores ideias e, na segunda fase, os projetos com potencial no setor do turismo serão acompanhados no seu desenvolvimento, com o objetivo de criarem um produto viável.
Os oito programas de aceleração destinam-se a startups até 10 anos, com o objetivo de promover o contacto com o tecido empresarial e oferecer orientações para a criação de uma inovação com impacto nos negócios. Por sua vez, os 4 programas de inovação aberta, a realizar em colaboração com as empresas do setor do turismo, permitem resolver problemas concretos das empresas e procurar soluções que ajudem essas empresas.
As datas limites de candidaturas variam de concurso para concurso, pelo que os interessados devem consultar o site do turismo de Portugal de forma a verificarem as datas estabelecidas.
Para mais informações consulte turismodeportugal.pt