O 2º Aviso de Candidatura à Medida “Internacionalização via E-Commerce”, relativo ao ano de 2023, já se encontra aberto, com uma dotação total de 12 milhões de euros.
Enquadrado no Sistema de Incentivos «Empresas 4.0» do Plano de Recuperação e Resiliência, este programa visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses, dirigindo-se a pequenas e médias empresas, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.
Através deste incentivo ao e-commerce, as PME poderão implementar os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
Antes de formalizar a candidatura, as empresas devem proceder à realização de um Diagnóstico E-commerce. O resultado deste diagnóstico tem como objetivo fornecer orientações para que a empresa possa desenvolver o seu Plano detalhado de E-commerce Internacional. Igualmente, o resultado desta avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: “Novas Exportadoras”, onde as despesas elegíveis podem ascender os 25.000€; ou “Mais Mercados”, cuja despesa máxima elegível é de 85.000€.
Apenas são aceites diagnósticos com data de 24 de agosto de 2022, ou posterior. As empresas que já tenham efetuado um diagnóstico podem atualizar o mesmo decorrido um ano após a data de realização do primeiro diagnóstico.
Relativamente às despesas elegíveis, destacam-se a aquisição de equipamento e software, custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, criação de lojas próprias online e despesas relacionadas com a melhoria da presença online. O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável (fundo perdido), equivalente a 50% das despesas elegíveis.
O período de candidaturas decorre em duas fases de acordo com a data de realização do diagnóstico pelas empresas: a primeira fase decorre até 15/09/2023, e destina-se exclusivamente para as empresas que efetuaram o Diagnóstico entre 24 de agosto de 2022 e 30 de junho de 2023; a segunda fase de candidaturas inicia a 16 de setembro e encerra a 20 de outubro de 2023.
Para mais informações consulte o portal online Portugal Exporta.