Desde o passado dia 16 de agosto e até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2023, é possível apresentar candidaturas ao novo Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 promovido pelo Fundo Ambiental.
Este programa tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios. Em concreto, pretende-se que as medidas a apoiar possam conduzir, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados.
São elegíveis as pessoas singulares proprietárias de uma habitação, na qual residam de forma permanente. Os imóveis em questão abrangem habitações existentes, unifamiliares, frações autónomas de edifícios multifamiliares, que tenham sido licenciadas até ao dia 31 de dezembro de 2006, inclusive.
A taxa de comparticipação ronda os 85% na maioria das despesas elegíveis (substituir janelas, instalar painéis fotovoltaicos, entre outras). Contudo, o incentivo total máximo é de 7.500 euros por edifício unifamiliar ou por fração autónoma.
Mais informações em www.fundoambiental.pt.