10 fevereiro, 2023

Programa de aceleração digital para PMEs do turismo

O projeto europeu TOURBIT (Fostering digitalization of European Tourism PME’s), co-financiado pelo programa COSME da União Europeia, surge para promover a digitalização das PME europeias do setor do turismo, dado que este fenómeno tem o potencial para impulsionar a inovação, gerar eficiência e aumentar a produtividade destas empresas. Nesse sentido, o principal objetivo do TOURBIT é fomentar as competências, capacidades e potenciar a adoção da digitalização e inovação, promovendo PME mais resilientes e competitivas ao estimular uma transformação do sector do turismo europeu.

O presente programa visa selecionar projetos inovadores de digitalização propostos por PMEs do turismo e apoiá-las diretamente no âmbito do Programa de Aceleração Digital. Mais concretamente, este programa visa apoiar projetos relacionados com os temas: Digitalização, automatização ou melhoria de processos internos; digitalização, automatização ou melhoria da relação com o cliente e presença online e melhoria de produtos ou serviços usando tecnologias digitais.

Se selecionados, as empresas receberão um financiamento de 8.000 a 9.000€ para implementar o projeto de digitalização na empresa, nomeadamente através da aquisição de serviços especializados (consultores e mentores) e tecnologia.

Podem participar neste programa pequenas e médias empresas que estejam registadas em 1 dos 7 países da parceria TOURBIT: Espanha, França, Bélgica, Islândia, Portugal, Eslovénia e Finlândia. Igualmente, as empresas necessitam de estar enquadradas em uma das seguintes categorias: Hotéis e alojamentos similares, alojamentos de férias e outros de curta duração, parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas, agência de viagens, serviço de reserva de operador turístico e atividades relacionadas.

As candidaturas decorrem até 5 de abril.

Para mais informações consulte www.tourbit.eu.