10 junho, 2022

Candidaturas abertas ao Programa Capacitação dos Clusters de Competitividade

No seguimento da política de clusterização que tem como objetivo promover o desenvolvimento de estratégias de atuação face à crise energética, ao aumento dos preços e desprovimento de matérias-primas, o programa Capacitação dos Clusters de Competitividade visa promover um maior paralelismo entre as necessidades das empresas e a qualificação dos seus trabalhadores. De facto, a formação de trabalhadores é imperativa para um gradual desenvolvimento de capacidades de adaptação das empresas a novas realidades e alterações involuntárias na vida corrente da empresa.

Para este programa são elegíveis tanto projetos autónomos de formação, promovidos por empresas em candidatura individual, como projetos conjuntos de formação, promovido por empresas em candidatura conjunta. Preferencialmente, o plano de estruturação deve ser estruturado em módulos de 25 horas, integrando formações correspondentes a um mínimo de 3 módulos/ano. A formação pode decorrer em horário laboral ou em horário pós-laboral e os grupos formativos devem ser limitados a 25 trabalhadores por turma.

Este apoio é aplicável nas regiões NUTS II do Continente, Norte, Centro e Alentejo. Relativamente às taxas de cofinanciamento, a taxa base de incentivo não reembolsável é de 50%, podendo ser acrescida de majorações até ao limite de 70%.

As candidaturas decorrem em contínuo e estão abertas desde o dia 2 de junho.

Para mais informações consulte www.compete2020.gov.pt.