22 abril, 2022

Aberto o período de candidaturas à medida Rede Nacional de Test Beds

Estão abertas as candidaturas à medida “Rede Nacional de Test Beds”, inserida na dimensão da Transição Digital das Empresas do Plano Recuperação e Resiliência e, mais concretamente, no Sistema de Incentivos “Empresas 4.0”. Esta medida tem como objetivo a conceção de uma rede nacional de Test Beds para fomentar o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços por empresas, através do recurso a espaços ou equipamentos físicos ou de simuladores digitais. Deste modo, esta rede tem em vista promover ou aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis, encurtando o ciclo da sua inovação, e partilhar conhecimento e experiência através de casos de estudo, para contribuir para a aprendizagem de processos digitais por parte das PME.

Para este programa de financiamento são elegíveis as empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, dos setores privado ou público, individualmente ou em consórcio. No entanto, as empresas que operam cada Test Bed devem assegurar que as PME e as startups às quais prestam serviços integram a rede colaborativa enquanto empresas aderentes.

O financiamento às empresas responsáveis pela criação e operação da Test Bed poderá variar entre 50% e 90% a fundo perdido, dependendo do tipo de despesa, da localização e do valor de apoio transferido para as PME e startups aderentes através da prestação dos serviços de desenvolvimento de novos produtos e serviços em condições mais favoráveis. O montante máximo de financiamento é de 7,5 milhões de euros por Test Bed, estando este montante indexado ao número de novos produtos e serviços que cada Test Bed estabelece como objetivo.

As candidaturas decorrem até ao dia 17 de junho.

Para mais informações consulte www.recuperarportugal.gov.pt