18 março, 2022

Bairros Comerciais Digitais - Manifestações de interesse até 31 de março

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), surge a medida Bairros Comerciais Digitais que visa a constituição de pelo menos 50 Bairros Comerciais Digitais, ou seja, espaços urbanos contíguos, delimitados geograficamente, com elevada densidade de estabelecimentos de comerciais e de prestação de serviços, incluindo HORECA, com uma estratégia comum de gestão suportada num ambiente tecnológico avançado.

Esta medida, dirigida ao setor do Comércio e Serviços, conta com uma dotação global de 52,5M€, propondo a integração de tecnologia nos modelos de negócio das empresas e que facilitará o acesso a diversas tipologias de investimento, numa combinação entre proximidade e incorporação tecnológica. Os projetos podem incidir sobre o espaço físico e urbano, no entanto podem também recorrer a modelos de intervenção baseados em tecnologia digital.

Os beneficiários deste apoio são autarquias, empresas municipais, associações empresariais e consórcios constituídos por estas entidades, sendo que são valorizados projetos apresentados por consórcios. O financiamento a conceder corresponde a 100% de reembolso das despesas consideradas elegíveis, de onde se destacam a Reabilitação urbanística do Bairro Comercial, a instalação de sistemas de conectividade comuns como redes wi-fi e a instalação de sistemas digitais de monitorização de tráfego ou transporte público.

O prazo para a manifestação de interesse a este programa de financiamento termina a 31 de março de 2022.

Para mais informações, consulte recuperarportugal.gov.pt.