18 fevereiro, 2022

Novos programas de investimento FdCR – Candidaturas abertas

O Banco Português de Fomento lançou os dois primeiros Programas de Investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), com uma dotação global de 650 milhões de euros. Estes dois novos instrumentos financeiros, designados “Programa de Recapitalização Estratégica” e “Programa Consolidar”, pretendem apoiar a solvabilidade e resiliência financeiras das empresas nacionais estratégicas e o investimento produtivo, em crescimento e consolidação empresarial.

O “Programa de Recapitalização Estratégica” tem uma dotação financeira de até 400 milhões de euros e uma duração prevista de até 10 anos. Tem como objetivos específicos estimular o crescimento sustentável de longo prazo da economia portuguesa, o qual terá de responder simultaneamente à prioridade europeia da dupla transição para uma sociedade ecológica e mais digital, reduzir o défice estrutural de capitalização do tecido empresarial português e colmatar a delapidação de capitais próprios ocorrida durante a crise pandémica em empresas não-financeiras relevantes e de potencial impacto futuro significativo. Desta forma, permitirá financiar diretamente empresas nacionais estratégicas não financeiras, viáveis no final de 2019, que desenvolvam atividades em território nacional e que cumpram as condições de elegibilidade.

Por sua vez, o “Programa Consolidar” tem uma dotação financeira de 250 milhões de euros e visa promover o investimento em PME e Mid Caps, afetadas pela pandemia COVID-19, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação, através de fundos de capital de risco onde existe, também, capital privado. Desta forma, o programa tem como objetivos específicos promover o crescimento, expansão e consolidação de projetos empresariais, assim como o desenvolvimento de novas áreas de negócio e novos produtos, através da reestruturação dos respetivos modelos de negócio e a profissionalização e reforço da equipa de gestão dos Beneficiários Finais.

Para esclarecimentos adicionais consulte o website www.bpfomento.pt.