08 março, 2021

A Mulher no espaço de trabalho: (des)igualdades e (des)oportunidades

A história do Dia Internacional da Mulher e os passos dados pelo género feminino no mundo do trabalho são indissociáveis: esta efeméride, celebrada oficialmente desde 1911, é um marco anual que nos lembra que ainda há muito por fazer no que toca à igualdade de género em ambiente laboral.

Em Portugal, estas disparidades sentem-se em variadas questões, entre as quais o salário. A disparidade salarial é uma realidade em todo o mundo e, em Portugal, pauta-se por uma diferença de 148,9 euros que nunca chegam a ser auferidos pelas mulheres. Pondo estes números em perspetiva, a diferença remuneratória corresponde a menos 52 dias de trabalho pago a cada ano. 

Não obstante, segundo um estudo da CGTP que analisa o trabalho pago e não pago por género, em Portugal, as mulheres trabalham mais seis horas por semana que os homens, o que comporta uma maior dificuldade de conciliação profissional e pessoal.

Se a igualdade de género e o empoderamento feminino são uma prioridade para a sua empresa, poderá contar com o apoio da Edit Value - Apoio à Gestão na estruturação de Planos de Igualdade e Conciliação da Vida Profissional com a vida pessoal e familiar.