03 abril, 2020

Resposta ao Covid-19: Financiamento de Projetos


A ESA - Agência Espacial Europeia, em colaboração o Ministério Italiano para a Inovação Tecnológica e Digitalização, convida as empresas a submeteram projetos que demonstrem uma resposta eficaz às necessidades emergentes resultantes da pandemia Covid-19. 

Este fundo de financiamento pretende apoiar projetos de demonstração ou implementação de serviços operacionais integrados na área da Saúde e/ou Educação. Para tal, as empresas necessitam de incorporar nas suas soluções pelo menos um recurso do Espaço, como a Navegação por Satélite, Comunicação por Satélite ou a Observação da Terra. Exemplos de áreas de aplicação valorizadas são a telemedicina, a higienização das áreas afetadas, o e-learning e a interação social “virtual”. 

As soluções propostas serão implementadas em Itália. No entanto, pode ser adicionalmente demonstrada a aplicabilidade da solução proposta em outros países ou regiões que enfrentem as mesmas adversidades. A ESA irá financiar até 50% do custo do projeto, com um montante máximo de 1 milhão de euros. No que respeita a micro, pequenas e médias empresas, o financiamento do projeto pode ascender até 80% do custo total. 

O período para submissão de candidaturas decorre até ao próximo dia 20 de abril. Para mais informações, consulte a plataforma www.business.esa.int.