23 novembro, 2018

Skills4Succession: Os problemas de sucessão em empresas familiares


No âmbito do “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas”, foram apresentados recentemente em Guimarães, os principais resultados do estudo “Empresas familiares da região Norte. Mapeamento, retratos e testemunhos”, o qual teve como principal objetivo conhecer e avaliar o impacto das empresas familiares da Região Norte na economia local e nacional.

Uma das principais conclusões do estudo confirma que apenas 11% das empresas familiares portuguesas em análise afirmam ter um plano de sucessão. Para além disso, o estudo salienta também que, um dos fatores indutores do sucesso destas empresas passa por uma preparação antecipada e pela realização de um plano de treino do sucessor antes do efetivo início da função, de forma a garantir a sustentabilidade e prosperidade futura da empresa.

Dada a importância deste tema, o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal tem em curso o projeto “Skills4Succession”, um projeto de I&D internacional que tem como principal objetivo projetar, desenvolver e testar ferramentas e metodologias de aprendizagem, direcionadas aos líderes e aos seus sucessores (e a outras pessoas-chave na organização), no sentido de apoiar as PMEs a enfrentar um processo de sucessão de forma bem-sucedida.

A EDIT VALUE integra o consórcio deste novo projeto, onde serão criadas condições para que as PMEs desenvolvam diversas competências para a realização de uma sucessão sustentável e serão capacitados formadores e técnicos para dar apoio aos grupos-alvo mencionados.

Para mais informações consultar o endereço www.skills4succession.eu.