29 novembro, 2018

Alterações na IES: novas regras já vigoram em 2018


A IES - Informação Empresarial Simplificada é uma declaração eletrónica que reúne informação sobre os impostos, contabilidade e estatísticas nacionais sobre as empresas e algumas pessoas singulares que vai sofrer uma restruturação no modo de preenchimento e submissão.

O preenchimento da IES passa assim a ser efetuado após comunicação prévia à AT - Autoridade Tributária e respetiva validação do ficheiro SAFT - Standard Audit for Tax Purposes relativo à contabilidade que permite o pré-preenchimento de alguns campos da declaração com informação retirada a partir desse ficheiro. A comunicação desta informação permite também retirar alguns campos dos formulários, uma vez que a informação passa a ser obtida através do referido ficheiro facilitando não apenas a submissão da declaração por parte dos sujeitos passivos obrigados à sua entrega mas também o acesso aos registos contabilísticos das empresas por parte das entidades a quem a informação deve ser legalmente prestada.

Estas novas regras entraram em vigor no dia 1 de novembro de 2018, aplicando-se assim à entrega das declarações que ocorrerem a partir desta data. No entanto, os modelos oficiais, o modo de preenchimento e submissão da IES ainda vão ser aprovados por Portaria em Diário da República.