29 novembro, 2018

Projeto Green EYE: programa Erasmus for young entrepreneurs


O projeto Green EYE é uma iniciativa de intercâmbio destinada a empreendedores e financiada pela UE - União Europeia que tem como objetivo apoiar novos e potenciais empreendedores na criação do seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, dar aos empresários de acolhimento uma oportunidade para desenvolver a competitividade e impulsionar o crescimento da sua empresa através de uma aprendizagem e colaboração mútuas.

Estão elegíveis para este programa todos os setores de atividade com especial destaque para o setor da economia verde onde estão inseridos: o ambiente; as energias renováveis; a sustentabilidade; o transporte eficiente; a eco-eficiência; a gestão de resíduos; a construção verde; a tecnologia limpa; e, os sistemas energéticos inteligentes. Neste programa podem participar novos empreendedores, que terão de: ter no mínimo 18 anos de idade e residência permanente há pelo menos 6 meses consecutivos em Portugal; ter um projeto ou ideia concreta de negócio e o respetivo plano de negócios; planear iniciar um negócio ou já possuir um negócio com menos de 3 anos; e, estarem motivados e dispostos a colaborar com um empresário experiente de outro país da UE e contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. Enquanto empresários de acolhimento é necessário que estes: possuam residência permanente em Portugal; sejam CEO ou tenham uma função semelhante diretamente ligada à gestão da empresa, enquanto quadro superior; tenham a PME constituída e em atividade empresarial há pelo menos 3 anos; e, estejam dispostos a partilhar os seus conhecimentos e experiências com um novo empreendedor.

O projeto Green EYE decorre entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2020. Mais informações disponíveis em: www.erasmus-entrepreneurs.eu.