24 agosto, 2018

Medida Estágios Profissionais: candidaturas abrem a 1 de setembro


A terceira fase de candidaturas de 2018 à Medida Estágios Profissionais do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional começa no próximo dia 1 de setembro e termina a 1 de outubro de 2018.

Esta medida tem como objetivo apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados. Regra geral, o apoio financeiro é atribuído aos empregadores que celebrem contratos de trabalho com jovens com idade entre os 18 e os 30 anos (inclusive) e com uma qualificação mínima equivalente ao 12º ano de escolaridade.

O estágio tem a duração de 9 meses, não prorrogáveis. Apenas nos casos em que os estágios integrem como destinatários pessoas com deficiência e incapacidade ou vítimas de violência doméstica, a duração poderá ser de 12 meses.

Ao estagiário é concedida, mensalmente, em função do nível de qualificação de que é detentor, uma bolsa de estágio cujo valor poderá variar entre os 514,68 euros para estagiários com o 12º ano de escolaridade e os 750,58 euros para estagiários com doutoramento. O pagamento do valor correspondente às bolsas de estágio é comparticipado pelo IEFP, em função da natureza jurídica e dimensão da entidade promotora (podendo ser de 65% ou de 80%).

Por fim, refira-se que este é o último período de candidaturas previsto para o ano de 2018. Mais informações em www.iefp.pt.