17 setembro, 2015

Amorim Cork Ventures lança Call para empreendedores


Encontram-se abertas as candidaturas à 2.ª Call da Amorim Cork Ventures, um concurso destinado a empreendedores com ideias, aplicações ou propostas de negócio inovadoras para o setor da cortiça. A convocatória estende-se até dia 15 de outubro de 2015 e prevê, após uma fase de triagem, um programa de capacitação e workshops diversos que se iniciarão em outubro e serão realizados em parceria com a Beta-i, nas instalações da Beta-i, em Lisboa. Na análise das candidaturas será privilegiada o grau de inovação do projeto, a importância da cortiça na proposta de negócio, o potencial exportador e, não menos importante, o perfil do empreendedor ou equipa empreendedora.

As propostas posteriormente selecionadas têm acesso à incubadora da Amorim Cork Ventures, onde os empreendedores encontrarão as condições físicas (instalações) e técnicas para, com o apoio das competências da Corticeira Amorim, desenvolverem protótipos e estruturarem o respetivo modelo e plano de negócios. A escolha dos projetos a apoiar será tomada na primeira semana de dezembro.

Na primeira Call, que decorreu no início do ano, evidenciaram-se os projetos das áreas de construção, soluções de habitação e refrigeração industrial e uma predominância de propostas com aglomerado de cortiça expandido (que se caracteriza pelo seu cariz 100% natural e por uma tonalidade mais escura), sendo que da primeira fase resultou o apoio a projetos das áreas de calçado, bio-compósitos, design de interiores, mobilidade suave/urbana e desporto.

Vocacionada para apoiar start-ups, a Amorim Cork Ventures proporciona aos empreendedores o acesso a financiamento, a um conjunto de competências de gestão, a know-how e a redes de contactos em diferentes setores e países. Os interessados em participar na 2.ª Call da Amorim Cork Ventures poderão formalizar a sua candidatura em: www.amorim.com/corkventures.