As empresas portuguesas com processos de internacionalização em Angola, podem contar com uma nova linha de crédito protocolada pelo IAPMEI, PME Investimentos, Garantia Mútua e um conjunto de 18 bancos a operar em Portugal.
São 500 milhões de euros para financiar o fundo de maneio de pequenas e médias empresas nacionais que comprovem ter transações comerciais com o mercado angolano. O montante máximo de financiamento por empresa é de 1 milhão de euros, podendo ir até 1,5 milhões de euros, no caso de empresas que possuam o estatuto de PME Líder, atribuído pelo IAPMEI.
O financiamento assume a forma de empréstimos de curto e médio prazo, com dois anos de amortização e 12 meses de período de carência. As taxas de juro a aplicar serão negociadas entre as empresas e o banco, com um limite máximo correspondente à taxa Euribor (6 meses), acrescido de um spread que poderá variar entre 2,250% e 3,750%. As operações contarão com uma cobertura máxima de 80% do Sistema de Garantia Mútua. O acesso a este novo produto faz-se através dos balcões dos bancos parceiros. Mais informações em www.iapmei.pt.