29 janeiro, 2015

Investe Jovem: candidaturas abertas!


Integrado na Garantia Jovem, o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional acaba de lançar o Programa Investe Jovem. Trata-se de um programa que tem por objetivo promover o empreendedorismo e a criação de empresas por jovens desempregados, através do apoio à criação do próprio emprego e de micro negócios. São destinatários do programa jovens entre os 18 e os 29 anos, inclusive, inscritos como desempregados, com projetos e ideias de negócio viáveis e formação adequada para a sua concretização.

Os projetos apresentados devem apresentar viabilidade económica, bem como um investimento entre 2,5 e 100 vezes o IAS - Indexante dos Apoios Sociais (419,22 euros). Aos projetos é atribuído um apoio financeiro até 75% do investimento total elegível, devendo os projetos assegurar, pelo menos, 10% do montante do investimento elegível em capitais próprios. O apoio financeiro é atribuído sob a forma de empréstimo sem juros, com um período de diferimento entre os 6 e os 12 meses, e reembolsável através de prestações mensais, entre as 18 e 48 prestações, dependendo do investimento total aprovado.

Na fase de análise das candidaturas, a apreciação dos projetos será baseada em conhecimentos de excelência e mérito por parte de Escolas de Gestão, de diversos estabelecimentos de ensino superior, nas áreas de contabilidade, gestão, economia ou finanças, um por cada Delegação Regional do IEFP. Todos os processos de decisão, processamento dos apoios financeiros, gestão dos reembolsos e acompanhamento da atividade das iniciativas são da responsabilidade do IEFP.

Beneficiando de uma dotação orçamental de 11 milhões (valor a duplicar em 2016), o Governo perspetiva apoiar, já em 2015, um total de 400 novas iniciativas empresarias promovidas por jovens, estimando-se que as mesmas sejam responsáveis pela criação de, aproximadamente, mil postos de trabalho. Mais informações sobre as condições de candidatura e acesso ao Programa em: www.iefp.pt.