04 dezembro, 2014

FCT lança concurso de 70 milhões para ICDT


A FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia acaba de lançar o concurso 2014 de ICDT - Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Trata-se de uma iniciativa que visa apoiar ideias de mérito inovadoras, em todos os domínios científicos, que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento e que demonstrem capacidade para ter impacto internacional, ao nível da produção científica e da valorização económica. 

O concurso conta com uma dotação orçamental de 70 milhões, provenientes do Orçamento de Estado, e o financiamento máximo por projeto é de 200 mil euros, por 36 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, excecionalmente. Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação das seguintes entidades localizadas na região NUT II: instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D - Investigação & Desenvolvimento; laboratórios associados; laboratórios do Estado; instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia; empresas inseridas em projetos liderados por instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos; e, outras instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica. Os projetos são avaliados por painéis internacionais.

O concurso de 2014 de projetos ICDT enquadra-se num conjunto de iniciativas promovidas pela FCT para financiamento do sistema científico e tecnológico nacional (o concurso Investigador FCT, o financiamento de programas de doutoramento, o roteiro nacional de infraestruturas de I&D de interesse estratégico ou a avaliação internacional das unidades de I&D) que surgem como reflexo do aumento de 7,4% das dotações de investimento da FCT, no Orçamento do Estado para 2015.

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa nas suas componentes principais, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do endereço https://concursos.fct.pt/projectos entre 25 de novembro de 2014 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 29 de janeiro de 2015.

Mais informações em www.portugal2020.pt.