04 dezembro, 2014

Entrepreneurial Research Initiatives: candidaturas até 16 de dezembro!


O período de candidaturas ao concurso de iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERI - Entrepreneurial Research Initiatives), uma iniciativa promovida pela Programa CMU Portugal - Carnegie Mellon Portugal, encontra-se a decorrer até ao próximo dia 16 de dezembro.

Para esta edição estão disponíveis cerca de 5,2 milhões de euros destinados ao financiamento pela via competitiva de um conjunto de quatro a sete ERI, por um período de quatro anos, que conciliem a investigação fundamental e aplicada na resolução de problemas reais e apresentem ideias inovadoras e propostas que ajudem a consolidar a relação entre as instituições, a Canergie Mellon University e as empresas.

Através das ERI, pretende-se enfatizar a formação avançada e a investigação com um potencial significativo de impacto empreendedor, procurando-se estimular a inovação no setor das TIC e contribuir para uma maior competitividade e sustentabilidade económica.

Os projetos devem ser apresentados por um consórcio e as propostas deverão contemplar pelo menos duas instituições de investigação portuguesas parceiras, pertencentes a distintas instituições de ensino superior, seus institutos e centros de pesquisa de diferentes universidades portuguesas e pelo menos uma empresa. A CMU assume-se como o parceiro em matéria de investigação e educação. Na primeira edição do ERI foram submetidas 21 candidaturas, entre as mais de 50 empresas concorrentes, desde spin-offs a multinacionais, num processo que envolveu um volume de cofinanciamento superior a 1 milhão de euros para as empresas selecionadas.

As candidaturas à segunda edição do ERI deverão ser submetidas via eletrónica, através do website da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.