Foram prorrogados até ao próximo dia 24 de novembro de 2013, os prazos de candidatura aos projetos de empreendedorismo da RPGN - Rede de Perceção e Gestão de Negócios, um modelo de apoio alargado ao empreendedorismo jovem desde a gestação de uma ideia à constituição de uma iniciativa sustentável, de cariz associativo ou empresarial, disponibilizado pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito da iniciativa Impulso Jovem.
A RPGN conta com parceiros, tais como associações, IPSS e empresas, aos quais os candidatos podem recorrer no sentido de procurar suporte intelectual e apoio ao desenvolvimento do seu projeto. As ações da RPGN são as seguintes: Ação 1 - Rede de Fomento de Negócios; Ação 2 - Concurso de ideias e projetos; e, Criação de Empresas; Ação 3 - Projetos Sustentáveis. Todos os jovens selecionados no âmbito da RPGN terão apoio através de ateliês de capacitação com sessões de trabalho na área onde pretendem atuar e uma bolsa de apoio financeiro com a duração de 5 meses, a jovens, com pelo menos, o ensino secundário concluído.
Os destinatários da iniciativa são jovens com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos, para a ação 1 e para o eixo de atuação 1 da ação 2 e, entre os 18 e 30 anos, para as restantes ações, que se encontrem em situação de desemprego ou candidatos a primeiro emprego ou sem trabalho. A RPGN tem como limitação geográfica as NUT II: Norte, Centro e Alentejo.
As candidaturas às ações da RPGN são formalizadas na direção regional da área de residência do participante, através da submissão do Formulário de Registo e do Formulário de Candidatura, disponíveis em juventude.gov.pt.