27 julho, 2012

Novo logótipo biológico da União Europeia



A União Europeia tem, desde o passado dia 1 de Julho, um novo logótipo que comprova a característica biológica das bebidas e alimentos biológicos embalados. A presença deste selo indica que os produtores dos alimentos e bebidas em causa, bem como os agricultores que forneceram os ingredientes necessários, respeitaram as rigorosas normas europeias, aplicáveis aos produtos da agricultura biológica. Os alimentos só são considerados biológicos se, pelo menos, 95% dos seus ingredientes de origem agrícola forem biológicos. A utilização de OGM - Organismos Geneticamente Modificados e de produtos fabricados a partir de OGM é proibida. 

O objectivo é promover os agricultores biológicos da União Europeia, valorizando o cuidado com que tratam as terras, bem como defender a biodiversidade e a aplicação de normas elevadas em matéria de protecção dos animais. Nos últimos anos, o mercado cresceu bastante, sendo que cerca de 2% dos alimentos comprados pelos consumidores europeus são certificados como biológicos e aproximadamente 200 mil explorações agrícolas da União Europeia são certificadas como produtores biológicos. 

O logótipo biológico da UE deve ser acompanhado da indicação do número de referência da autoridade de certificação e dos nomes do produtor, transformador ou distribuidor que manuseia o produto pela última vez, podendo ser utilizado em paralelo com outros logótipos de certificação biológica nacional. 

Em matéria de vinho biológico entrarão em vigor, a 1 de Agosto, novas regras. Para Fevereiro de 2013, está prevista a assinatura de um acordo com os Estados Unidos da América para o reconhecimento mútuo dos produtos biológicos, o que reduzirá a burocracia para os exportadores. 

Todas as informações sobre as novas regras aplicáveis aos produtos alimentares e bebidas biológicas podem ser encontradas no website da Comissão Europeia: ec.europa.eu.