29 junho, 2012

Impulso Jovem financia estágios nas empresas até 100%


Foi recentemente lançado o programa Impulso Jovem, uma iniciativa do Governo português que pretende combater o desemprego jovem e apoiar as pequenas e médias empresas.

Este programa assenta em três eixos: Estágios Profissionais com prémio de inte­gração; Apoios à Contratação, Formação Profissional e Empreendedorismo; e, Apoios ao Investimento. Estão previstas medidas tanto do lado dos empre­gadores como do lado dos desempregados, no sentido de criar condições para que as empresas criem postos de trabalho qualificados e duradouros. Com estas iniciativas pretende-se com­bater as actuais restrições ao financiamento. 

O programa Impulso Jovem não foi ainda legislado. Contudo, são já conhecidos alguns dos pormenores relativos aos estágios Impulso Jovem. As bolsas de estágio financiadas atingem valores entre os 419,22 euros e os 943,24 euros e, no caso do Passaporte Emprego, outra tipologia de estágio prevista, a bolsa é compartici­pada a 100% para empresas até 10 trabalhadores e a 70% para as restantes empresas. Os estágios terão uma duração de 6 meses e está previsto que após a conclusão do estágio, caso ocorra a celebração de um contrato de trabalho sem termo, haja lugar a prémio de integração, não estando este prémio dependente da verificação de criação líquida de emprego. 

O Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME pode ser consultado em www.portugal.gov.pt.