02 março, 2012

QREN: Novos Concursos!


O QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 acaba de lançar novos concursos para que as empresas portuguesas possam apresentar as suas candidaturas e projectos.

De entre os Sistemas de Incentivo actualmente disponíveis, destacamos os três programas que abriram a 27 de Fevereiro último: SI Qualificação e Internacionalização de PME (Projectos Individuais); SI Inovação (Novos bens e serviços / Novos processos e expansão); e, SI Inovação (Empreendedorismo Qualificado).

Até ao dia 16 de Abril de 2012, as empresas podem apresentar candidaturas ao Sistema de Incentivo à Qualificação e Internacionalização de PME (Projectos Individuais). Este sistema de apoio visa apoiar projectos de investimento que visem a capacitação das empresas através da utilização de factores dinâmicos de competitividade (contempla investimentos em qualidade, ambiente, eficiência energética, propriedade industrial, marcas e economia digital, tendo em vista a inovação, modernização e internacionalização das PME nacionais).

Simultaneamente, encontram-se abertos até ao dia 26 de Abril de 2012 os concursos ao Sistema de Incentivo à Inovação, nas tipologias “Novos bens e serviços / Novos processos e expansão” e “Empreendedorismo Qualificado”. O SI Inovação incentiva projectos de investimento produtivo que se traduzam na produção de novos bens e serviços ou na adopção de novos processos tecnológicos, organizacionais ou de inovação de mercados, estando neste momento disponível para empresas que sejam provenientes do empreendedorismo qualificado ou para empresas já implementadas no mercado.

Como principais diferenças entre os programas de apoio apresentados, é possível referir que, enquanto o SI Qualificação e Internacionalização de PME é a título não reembolsável (vulgo "fundo perdido") mas não considera investimento produtivo (apenas despesas em factores dinâmicos de competitividade), o SI Inovação é a título reembolsável mas destina-se a investimento directamente relacionado com a actividade produtiva da empresa (em ambas as tipologias disponíveis).

Mais informações em www.incentivos.qren.pt.