Estão abertas as candidaturas aos Avisos SIID - I&D Empresarial Projetos Demonstradores, tanto individuais como em copromoção. Estes avisos destinam-se a apoiar projetos de tecnologias avançadas e de linhas-piloto que, baseados em atividades de Investigação e Desenvolvimento concluídas com sucesso, pretendam demonstrar, perante um público especializado e em situação real, as vantagens económicas e técnicas de novas soluções tecnológicas que ainda não estão suficientemente validadas para utilização comercial. São também suscetíveis de apoio projetos na área da investigação clínica e biomédica, em fases de desenvolvimento mais avançadas com a realização ensaios clínicos Fases I e/ou II.
As entidades elegíveis para a estes apoios são micro, pequenas e médias empresas, bem como empresas de pequena-média capitalização (Small Mid Cap), independentemente da sua natureza e forma jurídica.
Dentro das despesas elegíveis, destacam-se os custos com pessoal técnico dedicado a atividades de I&D, a aquisição de matérias-primas e materiais consumíveis, a aquisição de instrumentos, equipamento técnico-científico e software específico, a construção de instalações piloto ou experimentais, e a construção de protótipos.
Dependendo da área geográfica de implementação dos projetos, a taxa base de financiamento dos projetos é de 50% sobre as despesas elegíveis para atividades de Investigação Industrial, e 25% para atividades de para o Desenvolvimento Experimental. A estas taxas base podem ser aplicadas majorações, até uma intensidade máxima de 80%.
O período de candidaturas irá dividir-se em duas fases:
Fase 1: até 30 de setembro de 2024, às 18 horas, para todas as candidaturas, com ou sem registo do pedido de auxílio;Fase 2: até 30 de dezembro de 2024, às 18 horas, para novas candidaturas.
Para mais informações, consulte o site do Compete2030, em compete2030.gov.pt.