O programa EmpoWomen, financiado pela União Europeia através do Horizonte Europa, tem como propósito a aceleração e mentoria de empresas de tecnologia deep-tech lideradas por mulheres nos países Widening, onde se que se inclui Portugal. Na primeira fase de candidaturas, serão selecionadas 25 empresas lideradas por mulheres para participarem no programa de aceleração desenvolvido em conjunto pela StartupWiseGuys (SWG) e pela BusinessAngelsEurope (BAE).
Durante os seis meses do programa de aceleração, que terá lugar entre maio e outubro deste ano, as empresas selecionadas serão orientadas em duas fases. Na primeira fase, serão acompanhadas com sessões de mentoria individuais mensais para o desenvolvimento de áreas cruciais para o crescimento empresarial, incluindo o estabelecimento de metas e KPIs, execução do produto e estratégias de vendas, desenvolvimento e planeamento de produtos de tecnologia deep-tech e definição de estratégias de financiamento.
A segunda fase servirá para preparar estes negócios para captarem investimento externo, abrangendo a compreensão de estratégias de financiamento e promovendo o envolvimento direto com investidores. Nas sessões de acompanhamento será desenvolvida com cada empresa uma proposta de investimento para potenciais investidores, e serão dadas orientações para fechar negócios e maximizar valor pós-investimento.
Além destes seis meses de aceleração, as empresas selecionadas terão acesso a vouchers e prémios monetários, e financiamento até 45.000€.
Estão as candidaturas à primeira Open Call da EmpoWomen decorrem até 8 de março. O programa realizar-se-á durante 2 anos e a segunda Call ocorrerá em dezembro de 2024.
Para consulta do programa e candidaturas pode aceder empowomen.eu.