O programa Portugal 2030 já aprovou 85 projetos, mobilizando um total de 577 milhões de euros em financiamento proveniente de fundos europeus. Esta informação foi partilhada na primeira lista de operações aprovadas no âmbito do Portugal 2030, bem como o boletim mensal e a infografia que acompanha este programa. Entre as 85 operações aprovadas, o Programa PESSOAS 2030 é responsável pela percentagem mais significativa, correspondendo a 70% dos 577 milhões de euros dos fundos aprovados. Contrariamente, o Programa Açores 2030 representa 10% desse total. As operações já aprovadas no âmbito do Portugal 2030 abrangem várias áreas, com um foco particular na qualificação e na internacionalização das empresas.
Cerca de 15% do orçamento total alocado para o Fundo Social Europeu+ está atualmente disponível para novas candidaturas, com concursos abertos para submissão. Tanto o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura quanto o Fundo para uma Transição Justa estão próximos de atingir 40% da totalidade dos seus fundos programados a concurso. Dos 2.352 milhões de euros disponíveis, um terço pertence ao Fundo de Coesão, enquanto 39% são atribuídos ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Até o momento, foram lançados 160 avisos de financiamento, sendo que atualmente, encontram-se em aberto 113 avisos, representando um total de 2.352 milhões de euros em fundos disponíveis.
Para saber mais consulte: www.portugal2030.pt.