Abriu no dia 12 de janeiro a 6.ª convocatória do programa de financiamento Eurostars. O Eurostars é um programa europeu de apoio à investigação e desenvolvimento empresarial destinado a empresas inovadoras que trabalham em projetos transnacionais, e é co-financiado pela União Europeia pelo Horizonte Europa.
O programa é dirigido a pequenas e médias empresas que realizem atividades de investigação e desenvolvimento, oferecendo-lhes a possibilidade de colaborarem com parceiros internacionais e de acederem a financiamento para o desenvolvimento dos seus projetos. O objetivo do programa é incentivar a inovação empresarial e aumentar a competitividade das empresas europeias no mercado global.
Este programa dirige-se a projetos inseridos em todas as áreas de atividade, desde as ciências da vida até à tecnologia da informação, passando pela energia e ambiente.
Para serem elegíveis para o programa, as empresas devem atender a sete critérios de elegibilidade, de onde se destaca: o consórcio do projeto tem que ser liderado por uma pequena e média empresa de um país Eurostars; a parceria tem de ser composta por pelo menos duas entidades independentes entre si; e o projeto tem de ter uma duração máxima de 36 meses, salvo algumas exceções.
Cada país tem um órgão financiador nacional que decide quais organizações elegíveis para receber financiamento, quais atividades do projeto podem ser financiadas e as respetivas taxas de financiamento.
As candidaturas estão abertas até 14 de março de 2024.
Para mais informações consulte: eurekanetwork.org.