Até o dia 29 de dezembro estão abertas as candidaturas para novas certificações e renovação de certificações de incubadoras interessadas em participar ou que já participem do programa StartUp Visa. O “Startup Visa” constitui um programa destinado a acolher empreendedores estrangeiros com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores no Espaço Schengen.
Este programa tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo e inovação em solo português. O programa destina-se a empreendedores que desejem desenvolver os seus projetos empreendedores e/ou inovadores em solo português, mesmo que não tenham formalizado a constituição de uma empresa, ou a empreendedores que já possuam projetos empresariais nos seus países de origem e aspiram exercer a sua atividade em território português.
O programa “Startup Visa” opera em duas fases distintas. A primeira, denominada "Certificação de Incubadoras", visa certificar incubadoras, assegurando que estas instituições estão capacitadas para acolher cidadãos estrangeiros. Na segunda fase do processo, destinada aos empreendedores, estes devem submeter as suas candidaturas ao programa.
Até o dia 29 de dezembro, as incubadoras interessadas em participar no programa internacional de empreendedorismo devem submeter os seus processos de certificação por meio da plataforma designada. Para aquelas incubadoras que já obtiveram certificação, os procedimentos de renovação também ocorrerão durante este mesmo período, utilizando a mesma plataforma estabelecida para o processo.