A Comissão Europeia anunciou a abertura das candidaturas para o prestigiado EU Prize for Women Innovators, uma iniciativa promovida pelo Conselho Europeu de Inovação e pela Agência Executiva para a Competitividade e a Inovação. O prémio procura reconhecer e celebrar o trabalho de mulheres empreendedoras que fundaram empresas inovadoras.
O concurso está aberto a mulheres de todos os Estados-Membros da União Europeia e países associados ao Horizonte Europa, sendo que abrange três categorias distintas: Women Innovators, Rising Innovators e EIT Women Leadership Award, sendo este último destinada a mulheres da comunidade do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia. Os prémios monetários variam entre 50 mil euros e 100 mil euros, dependendo da categoria.
As candidaturas serão avaliadas com base em três critérios principais. O primeiro critério é a inovação revolucionária, no qual a empresa ou organização fundada ou cofundada pela participante deve liderar uma inovação revolucionária e disruptiva na União Europeia ou nos países associados ao Horizonte Europa. O segundo critério é o impacto, que envolve a abordagem de uma necessidade ou desafio real com benefícios significativos para as pessoas e/ou para o planeta. Por fim, o terceiro critério é a inspiração, no qual a candidata deve ser uma líder inspiradora, que desempenhou um papel fundamental no sucesso da empresa ou organização, sendo um modelo a seguir.
As candidaturas para o EU Prize for Women Innovators estão abertas até 27 de setembro.