24 fevereiro, 2023

Aberto concurso de bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos

No passado dia 31 de janeiro a Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou o aviso de abertura para o concurso de bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor, e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau.

Neste concurso, assumem especial relevância planos de trabalho elaborados em estreita articulação com entidades não académicas que deverão acolher os bolseiros durante uma parte considerável do seu trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.

Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento e outros complementos de bolsa, tais como propinas, apoio a atividades de formação complementar ou apresentação de trabalhos em reuniões científicas, seguro de acidentes pessoais e, quando aplicável, subsídios de instalação e viagem.

Estas bolsas de doutoramento implicam um compromisso de cossupervisão da execução do plano de trabalhos nas respetivas instituições de acolhimento, sendo que este instrumento de financiamento não envolve custos para as entidades que adiram ao programa, sejam académicas ou não académicas.

As entidades que pretendam beneficiar desta política pública de promoção do financiamento de ciência, com direto impacto na sociedade através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, são convidadas a submeter a sua proposta de manifestação de interesse através de formulário próprio.

O concurso está aberto entre 1 de março e 31 de março de 2023.

Para mais informações consulte o portal da FCT.