27 janeiro, 2023

Execução PRR: Ponto de situação Operacional

A 18 de janeiro de 2023 os beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência receberam 9% do valor total da dotação orçamental aprovada. De acordo com o último ponto de situação operacional do PRR as empresas aparecem em quarto lugar no que se descreve aos pagamentos, sendo que beneficiaram até à data 157 milhões de euros, sendo superadas pelas entidades públicas, as empresas públicas e as escolas, que em conjunto receberam 970 milhões de euros.

A nível de aprovações de projetos de financiamento, pode-se observar uma taxa total de aprovações de 69%, valores que ascendem os 11 mil milhões de euros, sendo que a vertente “resiliência” tem a fatia maior do bolo com um total de 8 mil milhões de euros aprovados. Entre os maiores montantes aprovados surgem ainda os projetos promovidos por autarquias de áreas metropolitanas, com 1125 milhões de euros aprovados, as instituições de ensino superior, com 609 milhões de euros, e as instituições da economia solidária e social, com um total de projetos aprovados de 282 milhões de euros.

O período de execução do PRR estende-se até 2026, com o objetivo de implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico nas três vertentes designadas: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.

Para mais informações consulte o relatório de monitorização PRR em recuperarportugal.gov.pt