Abriu no dia 16 de novembro a 3ª fase de candidaturas ao Programa Apoiar Gás, prevendo apoios mais vantajosos para as empresas intensivas em gás.
Em causa está um aumento de 30% para 40% do apoio à diferença entre os custos com a fatura do gás que as empresas suportaram em 2021 e em 2022. Além disso, o montante máximo deste subsídio a fundo perdido passou de 400 mil para 500 mil euros por empresa. As novas regras estendem esta ajuda ao setor da indústria transformadora agroalimentar e é aplicável a todo o território continental.
Estas novas regras não são, contudo, exclusivas de novas candidaturas à 3ª fase, já que as mesmas serão aplicadas retroativamente às candidaturas já submetidas nas 1ª e 2ª fases.
O alargamento do apoio é processado automaticamente com a aceitação do valor do apoio resultante do aumento por parte da empresa, através do preenchimento de um formulário eletrónico disponibilizado na plataforma do Sistema de Incentivos às empresas do Portugal 2020.
No caso dos beneficiários que pretendam apresentar nova candidatura na 3ª fase, o alargamento do apoio para as candidaturas das 1ª e 2ª é processado automaticamente em conjunto com o apoio relativo ao terceiro trimestre.
As candidaturas decorrem até às 18h do dia 30 de dezembro de 2022.
Para mais informações consulte www.iapmei.pt.