30 setembro, 2022

Medida Estágios ATIVAR.PT volta a abrir candidaturas em novembro

No âmbito do programa “ATIVAR.PT – Programa Reforçado de Apoios ao Emprego e à Formação Profissional”, concebido para garantir resposta adequada e rápida de política ativa, a medida “Estágios ATIVAR.PT” visa o apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados através do desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho.

Os estágios têm uma duração de 9 meses e, durante este período, os estagiários têm direito a receber uma bolsa mensal e refeição ou subsídio de refeição podendo, em situações extraordinárias, receber subsídio de transporte.
No ano de 2022, as bolsas de estágio sofreram majorações, sendo que, de momento, estas podem ascender os 1.108 euros por mês. O IEFP comparticipa, no mínimo, 65% do custo com as bolsas de estágio.

A medida ATIVAR também pretende incentivar a estabilidade laboral. Como tal, se no final do estágio for celebrado um contrato de trabalho sem termo com o estagiário, é concedido à empresa um prémio de valor equivalente a 2 vezes o salário base acordado, até ao limite de 2.216 euros.

As candidaturas à medida Estágios ATIVAR voltam a abrir entre as 9h do dia 1 de novembro e as 18h de 15 de dezembro de 2022. De notar que, caso se atinja a dotação orçamental estabelecida, a data de encerramento poderá ser antecipada.

Para esclarecimentos adicionais consulte o website www.iefp.pt.