04 março, 2022

Candidaturas ao SIFIDE de 2021

Está a decorrer até 31 de maio o período de submissão de candidaturas para o SIFIDE - Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial.

O SIFIDE é um incentivo que visa reforçar a competitividade das empresas num mercado onde a concorrência se tem vindo a intensificar de forma significativa. De facto, cada vez mais o desenvolvimento de atividades de I&D - Investigação & Desenvolvimento é essencial para que as empresas mantenham a sua competitividade, por intermédio de uma diferenciação do produto e incremento da produtividade. Neste sentido, este benefício fiscal constitui um contributo importante para as empresas que realizam investimentos desta natureza.

As despesas elegíveis que podem ser alvo de incentivo fiscal dizem respeito ao ano civil anterior e incluem: aquisições de ativos fixos tangíveis; despesas com pessoal diretamente envolvido em tarefas de I&D; despesas com a participação de dirigentes e quadros na gestão de instituições de I&D; despesas de funcionamento; custos com registo e manutenção de patentes; e, despesas com auditorias à I&D, entre outros. Em termos práticos, este apoio pode significar a recuperação até 82,5% do investimento em I&D.

Para mais informações sobre o SIFIDE consultar o endereço sifide.ani.pt.