04 março, 2022

Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foi lançado no dia 28 de fevereiro um aviso para apoiar a Renovação e o Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços.

Com uma dotação financeira de 20 milhões de euros, o presente programa tem como objetivo o financiamento de medidas que fomentem a eficiência energética e de outros recursos, como intervenções na envolvente opaca e de envidraçada e nos sistemas técnicos, incluindo equipamentos de AVAC, AQS, iluminação eficiente e gestão centralizada de energia, instalação de equipamentos para a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços. O financiamento por beneficiário tem uma dotação máxima de 200.000,00€ e a taxa de comparticipação máxima é de 70%, a fundo perdido, incidindo sobre o total de despesas elegíveis. 

São beneficiários deste apoio pessoas coletivas e singulares proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado existentes e que exercem atividade comercial nesse edifício, incluindo as entidades que atuam na área do turismo e as entidades da Economia Social.

O prazo para a apresentação das candidaturas decorre de dia 28 de fevereiro até dia 31 de maio.

Para esclarecimentos adicionais, consulte o website recuperarportugal.gov.pt