12 novembro, 2021

Projeto Desafios 5.0: Sistemas de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial

O projeto Desafios 5.0, promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e cofinanciado pelo Compete 2020 através do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu, tem como objetivo a promoção do espírito empresarial do Norte e Centro do país, através da criação de condições que facilitam, apoiam e incrementam a materialização de ideias de negócio e, simultaneamente, minimizam as dificuldades apresentadas pelos empreendedores, orientando-os num quadro de inovação do ecossistema empreendedor e de resposta a desafios económicos e societais.

Este projeto visa contribuir para a reinvenção do tecido empresarial português, através da combinação de 3 iniciativas inovadoras que, de forma concomitante, potenciam um sistema mobilizador do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo.

A primeira iniciativa “Call for Needs - Matchmaking” destina-se a empresas empreendedoras e com espírito de mudança, e tem como objetivo a identificação das necessidades das empresas, e a criação e desenvolvimento de novos projetos e ideias de empreendedores que respondam às necessidades identificadas.

A segunda iniciativa “Call For Ideas - Level UP” destina-se a ideias em fase embrionária e tem como objetivo identificar ideias, projetos e tecnologias mais promissoras. As ideias que resultarem desta iniciativa serão selecionadas para a participação no “Level UP - Programa de pré-aceleração de ideias de negócio”, uma ação que visa auxiliar o empreendedor a compreender melhor a dimensão do problema que enfrenta, dando início ao seu desenvolvimento, crescimento e posterior aceleração. Esta iniciativa decorrerá durante 3 dias (3 Bootcamps): o primeiro será dedicado à compreensão das temáticas relacionadas com os desafios Sociais e Societais, a abordagem ao Design Thinking e à Ideação e conceitos relevantes, como Indústria 5.0, Economia 5.0 e Sociedade 5.0; o segundo dia, será dedicado ao desenvolvimento das ideias com o apoio de especialistas, para ajustar a solução idealizadas ao problema enfrentado; e, o terceiro Bootcamp será dedicado à apresentação das ideias/soluções e subsequente análise com contributos que possam auxiliar no desenvolvimento futuro.

Por fim, a terceira iniciativa “Call for Acceleration - Rise UP” destina-se a startups em fase de constituição, ou para ideias/projetos que se encontrem em fase mais desenvolvida e tem como objetivo identificar os projetos e as tecnologias mais promissoras que, após serem selecionadas, participarão no “Rise UP - Programa de Capacitação/Aceleração”. O programa Rise UP contempla um percurso completo e integrado de capacitação de 11 dias. Nos primeiros 10 dias decorrerão workshops sobre: Lean Start-up; Customer Developmet; Minimum Viable Product; Marketing e Vendas; Investimento; Pitch; Abordagem aos mercados; Distribuição; financiamento; e, Inovação. O último dia será dedicado ao Speed Mentoring, com a atividade de Matchmaking, onde será possível obter uma validação inicial dos projetos num contexto real de mercado e obter contributos de empresários experientes. De seguida, os 10 melhores projetos de cada grupo serão selecionados para o Mentoring 5.0, com sessões de mentoria e de coaching, e onde os projetos selecionados serão desenvolvidos com o acompanhamento personalizado de um mentor e de um coach. No final, os 6 melhores projetos terão acesso ao “Prémio Speed UP” no qual será atribuído um prémio monetário de 5 mil euros.

Poderá acompanhar o programa e inscrever-se nas suas iniciativas através do website desafios.aeportugal.pt.