12 novembro, 2021

Braga entre as cidades mais representadas no Top 50 das Melhores Empresas para Trabalhar

Braga foi a 3º cidade mais representada no Top50 das melhores empresas para trabalhar em 2021. A eleição das 50 melhores empresas para trabalhar em 2021 foi uma iniciativa da revista Exame em parceria com a ManpowerGroup e a AESE Business School.

A edição deste ano baseou-se numa análise das melhores práticas das empresas nacionais na sua relação com os seus trabalhadores e com a sociedade, através de uma avaliação rigorosa das suas atuações e políticas de Pessoas, Cultura, Ambiente, Sociedade e Governo. Para isso, foram utilizadas 2 ferramentas fundamentais, designadamente, um inquérito aos colaboradores de forma a avaliar a sua satisfação e a sua perceção das iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa no seio da empresa, e um inquérito à empresa que permitisse a descrição dos modelos e políticas de atuação implementados.

O Top50 deste ano conta com uma grande predominância de empresas do setor tecnológico, destacando-se também o setor financeiro e de seguros, do comércio e da indústria. Lisboa foi a cidade mais representada, com 28 empresas presentes no top, destacando-se a medalha de ouro para a empresa HPCP - Computing and Printing Portugal. A segunda cidade mais representada foi o Porto com 11 empresas e, em terceiro lugar, ficou a cidade de Braga representada por 5 empresas. Para além disso, estão também representadas a cidade de Santarém com 2 empresas e as cidades de Aveiro, Coimbra, Faro e Vila Real representadas por apenas 1 empresa.

O quinteto da região bracarense que integra a elite das entidades empregadoras a nível nacional é constituído pelas empresas Hubzome, Só Barroso, AMCO Intermediários de Crédito, grupo Edit Value - Apoio à Gestão e RNM - Produtos Químicos. Estas empresas foram reconhecidas pelo sucesso do seu modelo corporativo, que desde a sua génese procura a valorização do seu capital humano e a garantia de que todos os colaboradores estão alinhados com a estratégia global da empresa.

Os perfis das empresas presentes no ranking podem ser consultados na íntegra na edição de novembro da revista Exame.