O Programa Adaptar Turismo, com uma dotação de 5 milhões de euros, é um instrumento financeiro de natureza não reembolsável, cujo objetivo é apoiar as empresas do turismo no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, permitindo ajustar os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-pandémico.
São suscetíveis de apoio as micro, pequenas e médias empresas de todo o país, que desenvolvam atividades económicas com os CAE do turismo e que pretendam investir na adaptação dos seus estabelecimentos ou ajustar processos de planeamento estratégico e de gestão à nova realidade pós-Covid-19.
O montante mínimo de investimento elegível é de 2.500 euros e o apoio financeiro corresponde a 75% das despesas elegíveis até ao limite máximo de 15 mil euros. No caso de empresas com atividade principal inserida nas CAE 56302, 56304, 56305, 93210 e 93294 e que tenham estado encerradas administrativamente em virtude da situação pandémica, a taxa de apoio é majorada para 85% com um limite máximo de 20 mil euros.
O prazo para a submissão de candidaturas começa a 21 de outubro de 2021 até ser esgotada a dotação orçamental. O prazo da primeira decisão ocorre até 10 dias úteis da submissão da candidatura.
Para esclarecimentos adicionais, consulte o website www.turismodeportugal.pt.