08 outubro, 2021

Apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) abre caminho para o hidrogénio verde, já estando em vigor o primeiro Aviso de concurso, no valor de 62 milhões de euros, destinados a Investimentos em Produção de Gases de Origem Renovável. Este é o primeiro de 3 avisos do PRR para projetos de produção de hidrogénio e de outros gases de origem renovável para autoconsumo e/ou injeção na rede. No total, o PRR tem 185 milhões de euros disponíveis para investimentos nesta Componente.

O programa pretende promover o crescimento económico e o emprego por via do desenvolvimento de novas indústrias e serviços associados, bem como a investigação e o desenvolvimento, acelerando o progresso tecnológico e o surgimento de novas soluções tecnológicas, com elevadas sinergias com o tecido empresarial. Dos objetivos destaca-se a redução da dependência energética nacional, pela produção de energia a partir de fontes endógenas.

São beneficiárias as pessoas coletivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis. O financiamento por beneficiário e por operação tem uma dotação máxima de 5.000.000,00€, com uma taxa de financiamento de 100% das despesas elegíveis.

Os projetos podem ter várias aplicações, nomeadamente, Transportes ou Indústria, desde que promovam a contribuição das renováveis no consumo de energia, reduzir as emissões de Gases com Efeito Estufa, reduzir a dependência energética e melhorar a segurança do aprovisionamento de energia.

Candidaturas decorrem até 30 de dezembro 2020 e serão operacionalizadas através do Fundo Ambiental.

Para esclarecimentos adicionais, consulte o website www.recuperarportugal.gov.pt.