06 agosto, 2021

Concurso de Projetos de Computação Avançada

 A 2ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada está a ser promovido pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia e conta com a colaboração de quatro centros operacionais: o Minho Advanced Computing Centwe, o Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra, o High Performance Computing da Universidade de Évora e o Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída. Este concurso pretende reforçar o sistema tecnológico e científico nacional, incentivando a utilização de recursos computacionais de HPC e Cloud Científica para obtenção de novos conhecimentos.


O concurso destina-se a instituições de ensino superior, os seus institutos e unidades de I&D; Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal; Instituições privadas sem fins lucrativos com foco em I&D; outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica; e Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

São aceites candidaturas em todas as áreas científicas com utilização de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing) e/ou Cloud Científica em três categorias distintas. Os prazos de candidaturas para cada categoria para a categoria A2 – Acesso Projeto decorrem até dia 13 de setembro de 2021 e para a s categorias A1 – Acesso Preparatório e A0 – Acesso Experimental decorrem até dia 28 de abril de 2022.

Esclarecimentos adicionais estão disponíveis em www.fct.pt