28 janeiro, 2021

Estágios Ativar.pt do IEFP: candidaturas abrem a 15 de fevereiro

A medida “Estágios Ativar.pt” visa o apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados através do desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho.

Excecionalmente até ao dia 30 de junho de 2021, esta medida destina-se a: desempregados inscritos no IEFP com idade entre os 18 e os 35 anos e com uma qualificação mínima equivalente ao 12º ano de escolaridade; desempregados com mais de 35 anos se estiverem em situação de desemprego há mais de 6 meses, salvo algumas exceções; e desempregados inseridos em situações de vulnerabilidade.

Os estágios têm a duração de 9 meses e os estagiários têm direito a bolsa mensal e refeição ou subsídio de refeição podendo, em situações extraordinárias, receber subsídio de transporte. Ao estagiário é concedida, mensalmente, em função do nível de qualificação de que é detentor, uma bolsa de estágio cujo valor poderá variar entre os 526,57 euros para estagiários com o 12º ano de escolaridade e os 1.053,14 euros para estagiários com doutoramento. O pagamento do valor correspondente às bolsas de estágio é comparticipado pelo IEFP, em função da natureza jurídica e dimensão da entidade promotora (podendo ser de 75% ou de 80%).

O primeiro período para apresentação de candidaturas à medida Estágios Ativar.pt decorre entre o dia 15 de fevereiro e o dia 30 de junho. O segundo período de candidaturas está anunciado para dia 15 de agosto e irá terminar em 30 de dezembro de 2021.

Para mais informações basta aceder a www.iefp.pt.