07 julho, 2020

Programa de Desenvolvimento Rural 2020: abertas as candidaturas para apoio a investimentos em Agricultura Biológica


Estão abertas as candidaturas ao programa de apoio a “Investimentos na Exploração Agrícola”, dedicado a ações inseridas na Agricultura Biológica. Este sistema de incentivo tem como principal objetivo apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração.

Estão sujeitos a apoio, os investimentos cujo valor total seja superior a 25.000 euros, sendo que os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável (fundo perdido) para os investimentos elegíveis até 700.000 euros e sob a forma de empréstimo sem juros no valor que exceder aquele montante, até ao valor máximo de 5 milhões de euros de investimento elegível.

São considerados investimentos elegíveis, investimentos de natureza produtiva (colheita e armazenamento de matérias-primas para alimentação animal, utilização de tecnologias de precisão, armazenamento de água e ao regadio, segurança dos operadores de máquinas agrícolas) e investimentos com impacto ambiental relevante (gestão e tratamento de efluentes, proteção, limpeza e melhoria da fertilidade dos solos produção e utilização de energia renovável).

As candidaturas podem ser submetidas até ao próximo dia 4 de setembro de 2020. Todas as informações encontram-se disponíveis em www.pdr-2020.pt.