26 setembro, 2019

Lançado programa de apoio à eficiência energética nas empresas


Encontram-se abertas as candidaturas para a “Promoção da Eficiência Energética e da Utilização das Energias Renováveis nas Empresas” do Programa do Norte 2020. Este aviso pretende apoiar projetos que contemplem a implementação de ações que visem o aumento da eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas.

Podem candidatar-se a este apoio as PME de qualquer sector de atividade, existindo, porém, algumas exceções, nomeadamente, as empresas cuja atividade principal seja o comércio por grosso ou a retalho, a restauração e alojamento e as empresas de consultoria informática, científicas e técnica, entre outras.

O apoio assume a forma de incentivo reembolsável (empréstimo sem juros), sendo que a taxa máxima sobre o investimento elegível não poderá ultrapassar os 70%. Existe ainda a possibilidade de uma parte deste apoio se tornar num subsídio a fundo perdido caso se verifique uma taxa de redução do consumo de energia primária superior a 10%, após a realização dos investimentos. As candidaturas encontram-se a decorrer até 15 de outubro de 2019 e todas as informações sobre este incentivo estão disponíveis em www.norte2020.pt