A União Europeia lançou uma série de iniciativas que visam reduzir o desemprego entre os jovens, já que estes são o grupo mais atingido pela crise económica e financeira.
A iniciativa “Garantia para a Juventude” destina-se a jovens com menos de 30 anos que não trabalham, não estudam, nem frequentam uma formação. Neste grupo-alvo estão incluídos desempregados de longa duração e os que não estão inscritos nos centros de emprego que podem assim beneficiar de ofertas de emprego, formação permanente, aprendizagem e estágio no prazo de quatro meses após terem ficado desempregados ou terminado o ensino formal.
A “Garantia para a Juventude” em Portugal funciona da seguinte forma: numa primeira fase, uma rede de parceiros contacta, informa, orienta e motiva os jovens para participar nas ações desta medida; na segunda fase, os parceiros articulam de forma a encaminhar os jovens para as soluções mais adequadas, de acordo com as suas expectativas e necessidades; e, na última fase, os jovens participam sucessivamente nas ações necessárias para completar o seu percurso educativo e profissional até ser integrado no mercado de trabalho.
Mais informações sobre esta iniciativa consultar os websites www.garantiajovem.pt e ec.europa.eu.