16 agosto, 2018

PT2020: Candidaturas abertas aos SI Internacionalização das PME!


No âmbito do Portugal 2020, o sistema de apoio Internacionalização das PME tem como principal objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade e permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

No âmbito deste concurso, são suscetíveis de apoio projetos de promoção da internacionalização que visem: conhecimento dos mercados externos; prospeção e presença em mercados internacionais; marketing internacional; presença na web (economia digital); desenvolvimento e promoção internacional de marcas; certificações específicas para os mercados externos; e, inovação organizacional nas práticas comerciais e nas relações externas. Em consequência, são elegíveis as seguintes tipologias de despesa: equipamentos e software relacionado com o desenvolvimento do projeto; contratação de quadros técnicos (licenciatura); aluguer de espaço em feiras; construção do stand; viagens e estadias; contratação de tradutores/intérpretes externos à organização das feiras; campanhas de marketing nos mercados externos; custos com a presença em web; estudos, diagnósticos e auditorias; custos com intervenção de TOC/ROC; obtenção de certificações específicas para os mercados externos; e, formação profissional relacionada com o projeto.

A fase de candidaturas está a decorrer neste momento e termina a 31 de outubro de 2018 e o limite mínimo de despesa elegível por projeto é de 25 mil euros. O incentivo a conceder no âmbito do Internacionalização das PME assume a natureza de incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) e é calculado com base na aplicação de uma taxa de 45% às despesas consideradas elegíveis. Os interessados poderão consultar mais informações em www.portugal2020.pt.