05 julho, 2018

Empresas portuguesas querem contratar mais


De acordo com o estudo "ManpowerGroup Employment Outlook Survey" para o terceiro trimestre de 2018, cerca de 18% das empresas prevê um aumento nas contratações, sendo que só 3% antecipam uma redução e 77% consideram que não haverá alterações. No entanto, a previsão da criação líquida de emprego situa-se nos 15%.

Deste modo, é expectável que, no terceiro trimestre deste ano, a contratação aumente nos nove setores considerados no estudo. O que apresenta maior projeção é a Restauração e Hotelaria, com 22%, seguido dos setores Agricultura, Florestas e Pescas e Eletricidade, Gás e Água, com 20%. As Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços apresentam 15%, enquanto que a Construção, Transportes, Logística e Comunicações e Comércio Grossista e Retalhista esperam uma contratação de 14%. A projeção mais baixa por setor é de 10% e pertence à Indústria.

Face ao trimestre anterior, as previsões recuam em cinco dos nove setores. O recuo mais significativo é de 7 p.p. na Restauração e Hotelaria. No entanto, estão previstas melhorias para a Eletricidade, Gás e Água, que sobe 14 p.p e Comércio Grossista e Retalhista que melhora 9 p.p.. Quanto às regiões, Norte, Centro e Sul antecipam o aumento, com a região Centro a apresentar as melhores perspetivas (em 17%). No Norte o aumento antecipado é de 11% e, no Sul 13%.

Prevê-se o aumento da contratação nas quatro dimensões referidas durante o terceiro trimestre de 2018. A projeção para a criação líquida de emprego aponta para um crescimento maior, de 34%, nas grandes empresas. As médias e pequenas empresas indicam um valor para a contratação de 15% e 17% respetivamente, enquanto a projeção de criação de emprego para as microempresas é de 4%.

Quanto às perspetivas a nível mundial, antecipa-se que a contratação prossiga em terreno positivo, quando comparadas com o período homólogo do ano anterior. As intenções melhoram em 24 países, decrescendo apenas em 12 e mantendo-se inalteradas em 7. A nível global, as previsões mais altas para o terceiro trimestre de 2018 são reportadas no Japão, na Croácia, em Taiwan, na Hungria e nos Estados Unidos da América, e as mais baixas em Itália, Panamá e Espanha.

As respostas do estudo foram obtidas por um inquérito com uma amostra de 625 empresas. Para mais informações, poderá consultar o endereço www.manpowergroup.pt.